Termina nesta sexta-feira o prazo para o pagamento do 13º salário aos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público. E um levantamento feito pelo Diário nos 13 maiores municípios da região de cobertura do jornal mostra que, em 11 deles, as prefeituras já fizeram o pagamento do 13º salário aos servidores municipais. Com a redução no orçamento de muitas prefeituras, algumas enfrentaram dificuldades para deixar o salário extra em dia.
Recentemente, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) apresentou um quadro preocupante das prefeituras gaúchas: 102 administrações municipais se encontram em condição financeira delicada. Ainda no começo do mês, em Rosário do Sul, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores para debater o pagamento do 13º salário aos funcionários municipais. A exemplo de outras prefeituras do Estado, a administração municipal de Rosário do Sul também promoveu uma série de cortes na máquina pública para poder viabilizar o pagamento.
Estimamos uma perda de 10%, com recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios, recurso da União) e do ICMS (tributo estadual), o que representa menos R$ 1,6 milhão para os cofres públicos avalia o secretário da Fazenda de Rosário, Jorge Marques de Oliveira.
Confira, abaixo, a situação nos 13 maiores municípios da área de abrangência do Diário em relação ao pagamento do 13º salário:
Santa Maria (261 mil habitantes) Paga nesta sexta-feira
Cruz Alta (62,8 mil habitantes) Já pagou
São Gabriel (60,4 mil habitantes) Já pagou
Santiago (49 mil habitantes) Já pagou
Rosário do Sul (39,7 mil habitantes) Paga nesta sexta-feira
Caçapava do Sul (33,6 mil habitantes) Já pagou
São Sepé (23,7 mil habitantes) Já pagou
Tupanciretã (22,2 mil habitantes) Já pagou
Júlio de Castilhos (19,5 mil habitantes) Já pagou
São Francisco de Assis (19,2 mil habitantes) Já pagou
Agudo (16,7 mil) Já pagou
Restinga Seca (15,8 mil habitantes) Já pagou
Cacequi (13,6 mil) Já pagou